Desempenho fiscal de Niterói recebe nota máxima de agência internacional

Niterói recebeu a nota AAA, com perspectiva estável, da agência internacional de classificação de risco Standard & Poor´s. O índice é o mesmo alcançado pelo próprio Brasil, pelo Estado de São Paulo e pela cidade do Rio de Janeiro.

 

Essa foi a primeira vez em que a nota de crédito de Niterói foi avaliada pela agência internacional. Em sua página no facebook, o Prefeito Rodrigo Neve comentou a ótima avaliação: 

 

“Nos últimos anos, mesmo diante da grave crise do país e do estado do Rio, fizemos o dever de casa e colocamos as contas em dia. Com o plano estratégico Niterói que Queremos e uma gestão responsável, antecipamos o pagamento de uma dívida da década de 80, que vencia em 2024 (reduzindo de R$ 40 milhões para R$ 5 milhões) e ampliamos a capacidade de investimentos na construção de escolas e obras há décadas esperadas!”.

A secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, Giovana Victer, também comemorou o resultado.

A demonstração da credibilidade é fundamental para garantir investimentos. Entretanto, a política fiscal responsável deve ter o propósito firme de prestar serviços de qualidade às pessoas: crianças em escolas públicas precisam aprender; doenças podem ser evitadas e, se necessário, corretamente tratadas; o ambiente das cidades pode ser organizado e limpo; as pessoas tem que ter o direito de transitar e trabalhar em segurança. Finanças servem para isso. A avaliação da Standards and Poor´s é um forte indicativo da robustez da nossa gestão fiscal", afirmou a secretária.

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br