Prêmio: secretária Giovanna Victer recebe convite para conhecer gestão pública do Reino Unido



A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói, Giovanna Victer, participa, em Londres, do Programa The Guardian Public Academy, uma jornada de conhecimento que reúne servidores públicos e jornalistas de destaque do Reino Unido. A viagem foi patrocinada pelo Instituto República, que em agosto deste ano promoveu o I Prêmio Espírito Público, do qual a secretária foi finalista na categoria Gente, Gestão e Finanças Públicas.  

A participação no programa do The Gardian faz parte da premiação concedida aos 12 gestores brasileiros que chegaram à final do prêmio.  
O evento conta com uma programação de oito dias, entre agenda de estudos, visitas de campo, palestras e participação na cerimônia de entrega do Prêmio do Serviço Público The Gardian (The Guardian Public Service Awards). Na manhã de segunda-feira (26), a editora de Liderança Pública do The Gardian, Jane Dudman, e o editor de Serviço Público do jornal inglês, David Brindle, apresentaram um panorama geral dos serviços públicos no Reino Unido e, em seguida, o grupo fez uma visita à redação do diário. 

À tarde, o diretor-executivo e o gerente do município londrino Barking e Dagenham, Chris Naylor e CLLR Darren Rodwell, respectivamente, falaram sobre as ações inovadoras adoatas para melhorar o alojamento social, Educação e Assistência Social na cidade, que fica nas proximidades do Rio Tamisa em uma área considerada prioritária para a recuperação urbana. 

Para Giovanna Victer o convite do Instituto República e a participação no conceituado programa será uma oportunidade também para apresentar os projetos e ações previstas no Planejamento Estratégico do município, o Niterói Que Queremos que vai até 2033: 

“Além do aprendizado e da troca de experiência com servidores e jornalistas ingleses, o programa cria a oportunidade de apresentarmos conquistas importantes da nossa gestão como o Plano Estratégico de longo prazo, o Niterói Que Queremos; os avanços na modernização da gestão que levaram a resultados importantes em Transparência, e as conquistas na área de gestão fiscal. O Fundo Municipal de Equalização da Receita (FER), que visa a reserva de recursos provenientes dos royalties, é um exemplo. O encontro é um espaço de debate qualificado sobre o papel do servidor e do serviço público”.  

Diretor executivo do Instituto República, Eloy Oliveira, destacou que levar gestores brasileiros ao The Guardian Public Academy é uma mostra da missão da organização de promover o aprimoramento de profissionais da administração pública do país. 

"O Instituto República é uma entidade sem fins lucrativos vocacionada à valorização/ aprimoramento dos funcionários públicos e, por conseguinte, do serviço público. Neste contexto, foi realizado o I Prêmio Espírito Público e, graças a uma parceria com o jornal inglês The Guardian,  estamos levando os vencedores e os finalistas do prêmio ao The Guardian Public Services Academy, uma série educacional com masterclasses e visitas de campo, de forma a compartilhar os aprendizados e experiências dos servidores públicos de maior sucesso no Reino Unido, bem como ouvir premiados jornalistas. Trata-se de uma oportunidade singular para o aprendizado de todos os envolvidos, os quais também levarão importantes e originais contribuições", explicou Oliveira. 

Sobre o Instituto República: 
O Instituto República é uma organização de caráter não partidário e não corporativo que se baseia em evidências para investir na valorização e qualificação de pessoas que trabalham nas esperas governamentais do Brasil. O Instituto tem como foco principal a região fluminense. O apoio e a promoção do capital humano no setor público brasileiro é feito por meio de investimentos também em pesquisas e propostas para reformas na gestão de gente do serviço público. 

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br