Visita da comitiva de Angola em Niterói

Niterói recebeu hoje a visita de uma comitiva de Angola, a terceira maior economia do continente africano. Nesta quinta-feira (24/11), gestores e diretores das áreas de planejamento, finanças e tributos, compareceram à Seplag para conhecer a estrutura e o funcionamento do órgão, sobretudo no que diz respeito à modernização da gestão.

No encontro, o subsecretário de Modernização Fabrício Fernandes apresentou desde o processo de implantação do sistema interno utilizado pela prefeitura, o e-cidade, até a utilização e abrangência de seu uso até hoje. Ressaltou que a principal questão não foi simplesmente a implantação de um sistema. E sim de integrar a cidade. 
Comentou sobre a demanda dos próprios cidadão no que tange à melhorias dos serviços prestados à população, e a iniciativa de investir em capacidade gerencial e administrativa: “O principal desafio era mudar o paradigma encontrado no início da gestão, otimizando os trâmites e padronizando os processos. Realizamos mais de 5000 treinamentos ao longo dos últimos 3 anos para capacitar os servidores na utilização do sistema, desenvolvemos uma metodologia de procedimentos para simplificar este uso. Tivemos um ganho muito grande na curva de aprendizado”, disse o subsecretário. 

Foi falado também sobre a eficiência de uma ferramenta informatizada na Transparência do município, destacando que o sistema e-cidade fornece informações financeiras, orçamentárias e tributárias que são disponibilizadas no Portal da Transparência em tempo real. Relatou-se sobre as exigências e protocolos da CGU e MPF e contamos sobre nossas colocações de destaque nos rankings e escalas federais.

“No nosso caso buscamos uma transformação política, administrativa e financeira e dos 3 poderes. Com objetivo de descentralizar os processos, inclusive do ponto de vista físico, e promover melhorias no nosso país, viemos conhecer as realizações deste tema em Niterói.” disse Nazario Vilhena, Diretor Nacional do Gabinete de Estudo, Planejamento e Estatística de Angola.

A reunião terminou com nossos visitantes muito animados com as informações que estão levando de volta à Angola, nos deixando bastante satisfeitos em dividir experiências positivas da nossa cidade e orgulhosos do trabalho realizado.  A visita foi muito produtiva, estreitando ainda mais os laços de camaradagem entre Brasil e Angola.

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br