6º Encontro de Gestores da Prefeitura monitora as metas de 2021

Aconteceu hoje, 16/12, o 6º Encontro de Gestores da Prefeitura de Niterói, evento que tem como objetivo discutir e acompanhar as metas que foram pactuadas para o ano de 2021, e assim realizar o balanço das entregas da gestão. 

O encontro contou com a participação de secretárias, secretários, coordenadoras e coordenadores da gestão municipal, que apresentaram os resultados alcançados até o momento das metas que compõem o Plano de Metas Anual 2021. 

O Plano de Metas Anual de 2021 contou com Diretrizes Gerais e Específicas, sendo que as específicas orientaram as metas para estarem relacionadas a instrumentos de planejamento como por exemplo o Plano Estratégico “Niterói que Queremos” e o Plano de Governo do Prefeito Axel Grael, também deveriam estar ligadas ao tema de Governo Digital, e pensar no enfrentamento ao COVID-19 ou no Plano de Retomada Econômica e Social. 

Conforme os resultados apresentados, obtiveram destaque as áreas “Saudável”, “Inclusiva” e “Eficiente e Comprometida”. 

Na área “Saudável”, além do destaque no avanço das políticas de saúde em relação à imunização para o enfrentamento à COVID-19, houve a realização de concurso público destinado a ampliar a contratação de profissionais da área da saúde e também a criação do Projeto Navegadoras, parceria entre o Município de Niterói e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) que faz parte do Programa Niterói Mulher, e que consiste em orientar as pacientes diagnosticadas que irão navegar pela Rede de Atenção à Saúde com a condução de um profissional enfermeiro ou assistente social.  

Na área “Inclusiva” foram lançados a Moeda Social Arariboia, importante programa de transferência de renda permanente para famílias em vulnerabilidade, e o Auxílio Social para Mulheres Vítimas de Violência, que tem como objetivo romper com o ciclo de violência através da quebra de vínculo com o agressor. Também houve a inauguração de mais um Centro de Mediação Comunitária, espaço que visa a solução de conflitos por meio do diálogo e da mediação de facilitadores capacitados. 

Na área “Eficiente e Comprometida” destaca-se a superação da meta de realização de consultas públicas: de 5 pactuadas, 18 foram realizadas, reforçando então o compromisso com uma gestão participativa onde destaca-se a Consulta Publica da Rua Ator Paulo Gustavo e Consulta Pública Participa Niterói – PPA Participativo 2022-2025 . Também houve a criação do canal de informação rápida com o cidadão, que tem como objetivo conectar a administração municipal às pessoas que consomem informações instantâneas e querem saber as novidades e informações da cidade de forma rápida; e a implementação do agendamento de vacinação contra a COVID-19 em todos os postos de atendimento do município. Na pauta de inovação e Governo Digital, foram criados 5 núcleos de inovação a partir do laboratório de inovação em governo LabNit, além da implementação do Portal de Serviços e a digitalização de mais de 14 serviços e catalogação de mais de 290 outros. 

Além disso, o Município de Niterói mostrou a importância de se reinventar e inovar no contexto do novo normal, através do programa de Internet Patrocinada para acesso à Plataforma Pedagógica para Alunos e Professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal e do Auxílio para compra de microcomputadores aos professores regentes do Ensino Fundamental. 

Para 2022 o Plano de Metas terá suas Diretrizes Específicas e Gerais reformuladas, sempre alinhado ao contexto econômico e social do ano que está por vir. 

Niterói, sempre à frente!

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br