SEPLAG Lança o seu Relatório Institucional 2018

 

A SEPLAG disponibiliza para toda a sociedade o seu Relatório Anual de Atividades de 2018 com o objetivo de resguardar a memória institucional e prestar contas à sociedade do trabalho realizado. Subdividido em oito seções - Gestão Fiscal; Planejamento; Tecnologia e Sociedade; Gestão de Gente; Parcerias; Participação de Eventos Externos; Reconhecimentos; e Relatório Financeiro – o documento traz o detalhamento dos projetos realizados e principais resultados obtidos. 

  

O ano de 2018 foi um marco institucional para a Secretaria, uma vez que o órgão completou 5 anos. Por isso, foi também um ano de realizar um balanço geral da atuação da organização desde a sua criação em 2013. Como resultado desse processo, foi construído um mapa estratégico da organização e reestruturada a sua missão: planejar e garantir a alocação adequada dos recursos para a realização das ações de governo, de forma a atender os anseios da sociedade de Niterói.

 

O novo mapa estratégico consolidou a alocação eficiente dos recursos públicos e o equilíbrio fiscal sustentável como objetivos estruturantes da atuação do órgão. Um novo pacto fiscal com os doze maiores orçamentos da Prefeitura foi firmado para controlar as despesas, garantindo margem para a ampliação de investimentos, e a metodologia da Lei Orçamentária Anual foi revisada com a com a finalidade de aprimorar o controle da execução orçamentária e a prestação de contas à sociedade. 

 

Outra frente relevante da atuação da SEPLAG em 2018 foi a de monitoramento e avaliação.  Deu-se maior foco à mensuração de resultados e indicadores para municiar decisões baseadas em evidências. Para tanto, foi construída uma Rede de Monitoramento e Avaliação com os servidores municipais e foram detalhados mais de 50 indicadores de resultados prioritários, que são acompanhados pela Secretaria. O Plano de Metas Anual, metodologia instituída na Prefeitura desde 2013 para estabelecer e monitorar prioridades com órgãos e entidades, contou mais de 150 metas e obteve 75% de cumprimento.

 

O foco na modernização tecnológica voltou-se para a melhoria das entregas à população. Inspirada pelos benchmarks de co-criação com a sociedade civil de soluções para cidades mais inteligentes mundo afora, a SEPLAG realizou o HackNit – primeira maratona tecnológica de Niterói. O evento, que reuniu 120 hackers, resultou no desenvolvimento de três plataformas que contribuirão para aprimorar a qualidade dos serviços para os cidadãos. Além disso, foi dado o pontapé inicial na instalação do cercamento eletrônico e também iniciados os testes para implantação do reconhecimento facial, estabelecendo maior inteligência e agilidade às medidas de segurança pública.

 

Na frente de PPPs, a SEPLAG contribuiu para a contratação do Mercado Municipal Feliciano Sodré, que representará um investimento da ordem de R$ 65 milhões para revitalizar o espaço nos próximos 3 anos. Elaborou também editais para Chamamentos Públicos de convocação das organizações da sociedade civil a realizarem a gestão de espaços esportivos e culturais da cidade.

 

Compreendendo que as pessoas são os ativos mais valiosos da organização, em 2018 a SEPLAG fortaleceu a frente de gestão de gente. A oferta de cursos da Escola de Governo e Gestão foi ampliada, alcançando mais de 900 inscrições de servidores nos cursos de capacitação. Além disso, foi realizado o primeiro concurso público para as carreiras de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental e Auditor Municipal de Controle Interno. Em outubro os 30 aprovados no certame tomaram posse em cerimônia solene realizada no Teatro Municipal. Essa medida teve como objetivo profissionalizar a gestão, que passou a contar com um corpo técnico qualificado com o objetivo de contribuir para a perenidade das boas práticas de gestão.

 

Ainda, 2018 também representou o reconhecimento dos resultados do trabalho da SEPLAG por instituições independentes. “Obtivemos reconhecimentos importantes como a nota Triple A, considerada a mais alta da agência de classificação de riscos Standard & Poor’s Ratings, destaque como uma das 10 cidades mais conectadas do país no ranking Connected Smart Cities e saltamos da 49ª para a 6ª posição no ranking ‘Melhores Cidades para Fazer Negócios’ da Urban Systems para a revista Exame. Resultados como esses reafirmam a importância do papel da SEPLAG para a condução de uma política fiscal responsável que proporciona a ampliação de investimentos para melhorar o ambiente de negócios e a qualidade dos serviços para a população”, destacou a Secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Giovanna Victer.

 

Convidamos todos a conhecerem em detalhes a atuação da SEPLAG em 2018. O relatório pode ser acessado aqui para download.

 

 

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua da Conceição, 67
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24.020-082
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br