Workshop ODS Week

Nesta quinta-feira (02/05) aconteceu o Workshop ODS Week, que reuniu pessoas, organizações, redes e conexões de diferentes lugares, para uma série de palestras sobre inovação e políticas públicas. O evento foi organizado pela SEPLAG, no auditório do Caminho Niemeyer, das 09h às 18h, e contou com a participação de mais de 119 pessoas ao longo do dia.

A programação começou com a mesa de abertura composta por Giovanna Victer (Secretária Municipal de Fazenda), Marília Ortiz (Subsecretária de Planejamento), Dayse Monassa (Secretária Municipal de Conservação e Serviços Públicos), Ten. Cel. Walace Medeiros (Secretário de Defesa Civil e Geotecnia), Eurico Toledo (Secretário Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade), Gustavo Carvalho (Colab), Alain Grimard  e Beatriz Mendonza (ONU Habitat). Na ocasião foi informado sobre o que é a semana, objetivos e categorias, além das apresentações dos parceiros da SEPLAG na ODS Week, trazendo um pouco mais sobre seus trabalhos.

Em sequência, foi iniciada a primeira mesa do dia, focada na gestão pública inovadora. A primeira palestrante foi a fundadora e Diretora de Negócios da WeGov, Gabriela Tamura. Logo após, o público pode ouvir o Coordenador do Laboratório de Cidades Inteligentes de São Paulo, Fernando Nogueira. Fechando a primeira rodada, aconteceu a palestra do Gerente Executivo do Programa de Cidades e Territórios do Instituto Arapyau, Marcelo Cabral.

Na parte da tarde aconteceu a mesa sobre casos de inovação em prefeituras, trazendo palestrantes de diferentes cidades. Iniciando a rodada, o Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi, apresentou sobre o trabalho realizado na Prefeitura do Recife. Logo após, foi a vez da Prefeitura de Teresina com a Assessora de Governo Aberto da Agenda Teresina 2030, Anna Karina, e a Especialista em Inovação no Setor Público da Agenda Teresina 2030, Mariana Fiúza. O Secretário de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, André Fraga, deu sequência com uma palestra mostrando o trabalho realizado pela Prefeitura de Salvador. Encerrando o debate, a Subsecretária de Planejamento Marília Ortiz falou sobre o trabalho da Prefeitura de Niterói e como foi planejar e realizar a ODS Week.

A última mesa do workshop teve como tema as políticas públicas baseadas em evidências, iniciada pelo Pesquisador do IBGE Paulo Januzzi. O próximo convidado foi o Assessor do Observatório de Indicadores de Vitória (ObservaVix), Ramirez Brilhante. A terceira palestra do tema foi realizada pelo Coordenador Executivo da Casa Fluminense, Henrique Silveira. Dando sequência, aconteceu a apresentação da Professora da UFF, Flávia Bernadini. Encerrando o evento, foi a vez do Sócio Diretor do Cidadis, Jean Caris, trazer seu conhecimento sobre o tema.

Com a realização do Workshop, a semana ODS Week foi oficialmente iniciada e terá a participação de aproximadamente 25 equipes de servidores de diferentes setores da Prefeitura de Niterói, com o objetivo de encontrar soluções para desafios prioritários que impactam no desenvolvimento da cidade. Os desafios dos participantes envolvem as seguintes áreas: mobilidade, saúde, educação, desenvolvimento econômico, reciclagem, inclusão social e participação digital.

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua da Conceição, 67
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24.020-082
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br