SEPLAG participa do XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada

Entre os dias 11 e 15 de junho a Prefeitura de Niterói participou do XVIII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, em Fortaleza – CE. O diretor técnico do SIGeo, Vitor Vale, e a assessora técnica do Programa Enseada Limpa, Luize Ferraro, representaram o município no evento, onde apresentaram dois trabalhos, intitulados: Geotecnologias Aplicadas no Desenvolvimento de Políticas Públicas Ambientais: Estudo de caso do Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGeo), Niterói-RJ e Projeto Piloto de Saneamento Como Ação Mitigadora ao Risco de Deslizamentos em Jurujuba, Niterói – RJ.

O primeiro trabalho, sobre o SIGeo, tratou da tecnologia implantada pela Prefeitura de Niterói no ano de 2018, para melhoria de sua gestão interna. Destaca-se que o sistema está disponível, também, para acesso dos cidadãos às mais de 220 camadas de informações especializadas, tais como limite municipal, de bairros, regiões administrativas, árvores públicas, unidades de conservação, restaurantes, logradouros públicos, shoppings e etc. O foco foi demonstrar a aplicabilidade do SIG-Web Civitas, e de suas contribuições na análise dos aspectos de gestão ambientais do município, como base a elaboração de políticas públicas e na educação.

Já o trabalho sobre o saneamento teve por objetivo demonstrar etapas iniciais de um projeto piloto para complementação de rede de esgotamento sanitário na comunidade de Salinas/Peixe Galo, no âmbito do Programa Enseada Limpa. Estas etapas consistiram em estudos prévios para conhecimento da comunidade, onde se deseja intervir com melhorias hidrossanitárias, sendo estes: dois mapeamentos de risco de deslizamentos, um deles feito pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e outro pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói; uma projeção de obras de redução de risco feito pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (EMUSA); por fim, o diagnóstico da rede coletora de esgotos em seu estado atual associado a uma possibilidade de complementação, feito pela Concessionária Águas de Niterói. Todos os estudos serviram como base para uma ação mais assertiva e efetiva por parte do poder público nas comunidades em questão, tendo em vista uma ação ajustada às suas particularidades.

O evento teve mais de 1.300 inscrições de pesquisadores de diferentes países e cerca de 1.600 trabalhos apresentados. O simpósio foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais da Universidade Federal do Ceará. Para ter acesso aos artigos apresentados, acesse o link, disponibilizado no site da Escola de Gestão e Governo da Prefeitura de Niterói.  (http://egg.seplag.niteroi.rj.gov.br/escola/gestao-do-conhecimento/trabalhos-academicos)

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua da Conceição, 67
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24.020-082
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br