Vagas são transformadas em espaços de convivência e estar no projeto “Vaga Viva”
Vaga Viva oferece música e espaço para interação em locais que seriam ocupados por automóveis

Nesta quinta-feira (24/09/2015), servidores da SEPLAG e todos que passaram pela Rua da Conceição, no Centro, puderam contemplar um cenário diferente dos tradicionais carros estacionados nas vagas da rua. A III Semana da Mobilidade de Niterói trouxe o projeto “Vaga Viva” até o local, transformando, durante todo o dia, a área, que seria ocupada por veículos, em um espaço para o convívio.   

A “Vaga Viva”, que também faz parte do Programa Niterói de Bicicleta contou com a apresentação da Orquestra do “Projeto Aprendiz”, composta por alunos de escolas municipais. “São duas orquestras. Já tocamos no Teatro Municipal, no Teatro Popular, na Imprensa Oficial e até mesmo na Alemanha e na Noruega”, declarou o professor Daniel Andrade.

Sempre acompanhada de um bicicletário e decorada com objetos produzidos com material reciclável como garrafas PET, tampas plásticas, entre outros, a “Vaga Viva” atraiu a atenção tanto dos pedestres, quanto dos motoristas e ciclistas que passaram pelo local, durante todo o dia.

Segundo a coordenadora do Programa Niterói de Bicicleta, Isabela Ledo, a “Vaga Viva” é uma ação realizada em diversos países do mundo, que ocupa uma ou mais vagas de carros, para que as pessoas reflitam sobre o uso atual do espaço urbano. “É algo mais benéfico para a cidade, pois pode promover diversos encontros”, afirmou.

Para o professor Daniel Andrade, que pedala cerca de 250 km por mês, a iniciativa é importante, pois o contato das pessoas com a bicicleta ainda é pequeno: “É essencial que a população pense que o trânsito não é feito somente de carros, o pedestre também faz parte desse conjunto, assim como a bicicleta. Eu economizo e chego rápido, pois vou de bicicleta a todos os lugares”, declarou o professor.

Encantada com a Orquestra, a arquiteta Lívia Jacarandá aprovou a ideia da “Vaga Viva”: “Que melodia! Fiquei encantada. É uma atividade que incentiva a saúde, o esporte, a economia e a acessibilidade, sem encher ainda mais nossa cidade de carros. A apresentação foi um presente”, concluiu.

A III Semana da Mobilidade de Niterói estará em outras localidades até o domingo (27/09/2015), conforme programação abaixo.Para mais informações: http://niteroidebicicleta.rj.gov.br/semanamobilidadeniteroi/

25/09/2015 (Sexta-Feira)

10h às 17h – Vaga Viva na Zona Norte (Bairro Chic / Fonseca)

A partir das 18h – Desafio Intermodal (Barcas – Horto do Fonseca)

26/09/2015 (Sábado)

9h – Passeio Ciclístico pela orla de Niterói (concentração a partir das 8h na Concha Acústica, Centro)

27/09/2015 (Domingo)

16h às 22h – Fechamento oficial da III Semana da Mobilidade de Niterói no Museu de Arte Contemporânea (MAC); Show da Sinfônica Ambulante; Food Bikes; Exibição do documentário Bikes vs Carros, entre outras atividades.

 

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle
Rua da Conceição, 67
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24.020-082
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br