Representantes da ONU-HABITAT visitam Niterói
Fotos: Alexandre Vieira

Niterói recebeu, nesta quinta-feira (22/9), representantes do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A comitiva foi recebida pela secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle, Giovanna Victer, que os acompanhou em uma visita na comunidade Capim Melado, na Ititioca. O local passa por obras de urbanização que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A secretária também apresentou projetos de transparência e modernização da gestão pública implementados pela Prefeitura.

“Hoje apresentamos nossas iniciativas destacadas no projeto dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. Gestão participativa e iniciativas de resiliência urbana, como obras de contenção de encostas, urbanização de comunidades e proteção de áreas verdes fazem de Niterói uma referência de cidade sustentável, cidadã e de direitos garantidos à população”, afirmou Giovanna Victer.

O arquiteto brasileiro Cláudio Acioly, coordenador do programa das Nações Unidas para o Direito à Habitação e chefe de política habitacional da ONU-Habitat, com sede em Nairóbi, no Quênia, compartilhou sua impressão sobre o projeto.

“Niterói faz parte do projeto da ONU para localizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para criar cidades sustentáveis, estou impressionado pelos esforços do executivo com as ações que tive a oportunidade de conhecer, especialmente na questão da transparência pública e da participação cidadã com a criação da plataforma e-cidade. Também considerei de grande importância o projeto implantado no Capim Melado, minimizando os riscos e as desigualdades sociais daquela localidade, criando mais qualidade de vida e mais dignidade para a população daquela comunidade com a urbanização e a oferta habitacional”, declarou.

As intervenções realizadas no Capim Melado, estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos na Agenda Urbana da ONU. As obras incluem melhorias habitacionais em residências da comunidade, revitalização, drenagem e pavimentação das ruas, e construção de equipamentos públicos que levarão mais qualidade de vida para população local. As intervenções deverão beneficiar cerca de 2 mil pessoas diretamente.

Ao todo, 86 casas passarão pelas melhorias habitacionais do projeto, com construção e reforma de banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Desse número, 14 já foram entregues à população, e 10 estão em andamento. O investimento total é de aproximadamente R$ 8 milhões.

Parte significativa das intervenções previstas no projeto foi concluída: a quadra poliesportiva, o campo de futebol e a revitalização – com drenagem e pavimentação em mais de 10 vias da comunidade – já estão prontos. O centro comunitário do Capim Melado tem 413,34 metros quadrados e está em fase final de construção, a UMEI do local também está em construção e terá capacidade para atender até 120 crianças. A previsão é de que até julho de 2018 o PAC da Urbanização do Capim Melado esteja totalmente concluído.

 

 

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br