Quem é Quem
GIOVANNA VICTER - Secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle

GIOVANNA VICTER
Secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle

É Mestre em Políticas Sociais e Planejamento pela renomada Escola de Economia de Londres (London School of Economics). Integra a carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal. Atuou na Secretaria-Executiva do Ministério das Cidades  na implantação do Programa de Aceleração do Crescimento e Programa Minha Casa Minha Vida. Foi responsável pelo planejamento técnico da repactuação do Programa de  Modernização do Poder Executivo Federal no âmbito do Ministério do Planejamento. Possui  vasta experiência de gestão no setor privado, onde atuou como Coordenadora de Desenvolvimento Social da Companhia Vale do Rio Doce e Analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria. É Secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle no Município de Niterói desde fevereiro de 2015.



MARÍLIA ORTIZ - Subsecretária de Planejamento e Orçamento

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) com dez anos de experiência em projetos para o setor público. Foi gerente de projetos de modernização da gestão na SEPLAG e responsável pela regulamentação e implantação da Lei de Acesso à Informação - o que levou a Prefeitura de Niterói a obter reconhecimento do Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União com a nota máxima nos seus rankings de cumprimento da transparência. Atuou como Coordenadora-adjunta da Política Municipal de Participação Social na Prefeitura de São Paulo, como pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Pública e Governo  (CEAPG-FGV) e trainee do Projeto de Avaliação de Impacto da Política Social financiado pelo BID no Governo do Estado de São Paulo. Foi consultora em projetos de prevenção da corrupção para o PNUD e fortalecimento institucional para a ONU Mulheres. É membro da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) que integra lideranças comprometidas com o fortalecimento da democracia e a melhoria da eficiência na gestão pública e do PROLIDER, um programa voltado ao desenvolvimento de jovens talentos comprometidos com a sociedade.


LUCIANA NERY - Subsecretária de Modernização da Gestão

Luciana Nery tem experiência de mais de quinze anos no setor público, nas áreas de gestão de projetos, smart cities, resiliência e sustentabilidade. Antes de se tornar Subsecretária de Modernização da Gestão em Niterói foi Gerente de Resiliência da Cidade do Rio de Janeiro, assessora do Prefeito Eduardo Paes, e também atuou como assessora especial de projetos estratégicos da presidência de Furnas Centrais Elétricas S.A. No projeto Rio Resiliente (2014/2016), liderou planejamento e modelagem de projetos para clima, gestão de riscos e desastres, economia circular, entre outros. Coautora dos livros "Estratégia de Resiliência da Cidade do Rio de Janeiro" e “Rio Resiliente: Diagnóstico e Áreas de Foco”. Apoiou parcerias entre a cidade do Rio de Janeiro e instituições como 100 Resilient Cities, NASA, Banco Mundial, WRI, C40 Cities, Sistema B, entre outras. É autora de livros e artigos sobre resiliência, smart cities e economia circular, tendo sido convidada para expor esses temas em mais de 10 países. Fez mestrado em Administração de Empresas Internacionais (PUC-Rio/Université de Grenoble) e licenciatura em Letras (UERJ). 



CRISTIANE MARCELINO - Subsecretária de Controle

Formada em Ciências Econômicas e especialista em Controladoria e Finanças, pela Universidade Cândido Mendes, nasceu em Belo Horizonte e, ainda criança, mudou-se para o interior do Estado do Rio de Janeiro. Aos 18 anos, iniciou sua carreira profissional na Construtora Andrade Gutierrez S/A, empresa que fazia parte de seu passado, uma vez que seu pai tinha iniciado e finalizado sua carreira neste local. Decorridos seis anos, após graduar-se, quis alçar voos mais altos e atuar em sua área de conhecimento. Assim, foi trabalhar em uma Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e Corretora de Commodities. Entre os anos de 2000 e 2010, atuou como consultora de implantação de software de gestão de negócios - Enterprise Resource Planning – ERP, software que corresponde a um conjunto de aplicações integradas que uma empresa pode usar para coletar, armazenar, gerenciar e interpretar dados de diversas atividades. Através dessa ampla experiência em processos de negócio, atuou como sócia-proprietária de duas empresas de consultoria, a ACCS Consultoria e Projetos e a Interage Systems Ltda, essa última especializada na implantação de softwares para plataformas de petróleo e offshore. Em 2010, conhecendo a intenção dos governos em introduzir, gradativamente, conceitos da iniciativa privada com o intuito de qualificar o serviço público, optou por migrar para a iniciativa pública. Foi aprovada em dois concursos: SEPLAG-RJ e TCM-RJ. Inicialmente, atuou como Analista de Planejamento e Orçamento na SEPLAG-RJ. Logo a seguir, foi nomeada no Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, onde atua como Auditora de Controle Externo. Em 2013, foi convidada a participar do corpo técnico da gestão do Prefeito Rodrigo Neves, no Município de Niterói, onde exerce o cargo de Subsecretária de Controle.

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle
Rua da Conceição, 67
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24.020-082
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br