Quem é Quem
Legenda...

AXEL GRAEL - Secretário de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão

Atual Secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, ocupou o cargo de Vice-Prefeito entre os anos de 2013 e 2016, e de Secretário Executivo entre os anos de 2017 e 2019. É engenheiro florestal e ambientalista, possui 20 anos de experiência em cargos de primeiro escalão de órgãos da administração pública estadual e municipal do Rio de Janeiro, com experiência na gestão pública, formulação de políticas ambientais, gestão de projetos com financiamento externo e gestão de situações de emergência ambiental. Foi subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, presidente da FEEMA (duas vezes), presidente do Instituto Estadual de Florestas, Coordenador de Planejamento e Educação Ambiental da SMAC, Diretor Executivo da Fundação Parques e Jardins (Prefeitura do Rio de Janeiro). É servidor público concursado da SMAC - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 

Axel recebeu convite da UFRJ para desenvolver doutorado em Geografia, sendo aprovado em primeiro lugar em processo de seleção. Cumpriu os créditos, mas não concluiu a Tese. Participa como professor ou palestrante em diversos cursos de Pós-Graduação e MBA. Foi terceiro colocado em Concurso Público para professor da UFF- Universidade Federal Fluminense.


MARÍLIA ORTIZ - Subsecretária de Planejamento

Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) com dez anos de experiência em projetos para o setor público. Foi bolsista pelo Instituto República do curso executivo para líderes públicos “Leadership in a Challenging Century” da Universidade de Columbia (NY). Foi gerente de projetos de modernização da gestão na SEPLAG e responsável pela regulamentação e implantação da Lei de Acesso à Informação - o que levou a Prefeitura de Niterói a obter reconhecimento do Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União com a nota máxima nos seus rankings de cumprimento da transparência. Atuou como Coordenadora-Adjunta da Política Municipal de Participação Social na Prefeitura de São Paulo, como pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Pública e Governo (CEAPG-FGV) e trainee do Projeto de Avaliação de Impacto da Política Social financiado pelo BID no Governo do Estado de São Paulo. Foi consultora em projetos de prevenção da corrupção para o PNUD e fortalecimento institucional para a ONU Mulheres. É membro da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) que integra lideranças comprometidas com o fortalecimento da democracia e a melhoria da eficiência na gestão pública. Assumiu a Subsecretaria de Planejamento da SEPLAG em 2017.


ELENICE CUNHA - Subsecretária de Modernização da Gestão

Formada em Ciências Contábeis, com especialização em Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação e Gestão de Negócios pela UERJ. Participou de treinamentos sobre Técnicas de Gerenciamento de Múltiplos Projetos – Ref. PMI, e cursos específicos de Negócios, Agentes do Conhecimento, Atendimento ao Cliente e Gerência de Projetos pela RIOSOFT, UFRJ, UFF e IBM, além de específicos à área de Sistemas de Informação como: análise e projeto de sistemas, softwares de controle de projetos, modelagem de dados, análise por ponto de função, pela CONSIST, POLITEC, COPPE-UFRJ e IBM. Elenice Cunha exerceu liderança de equipes responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de soluções de governo para o Estado do Rio de Janeiro, nas áreas de Fazenda e Finanças, Segurança Pública, Assistência Social, Saúde e Educação, utilizando diferentes plataformas e níveis de complexidade, tendo atuado também como Professora de Contabilidade e Custos na Universidade Federal Fluminense. Foi responsável pela unificação das bases de dados dos Exames de Suplência e implantação da Matrícula Informatizada da Secretaria de Estado de Educação, ação que recebeu o IV Prêmio Nacional de Desburocratização Eletrônica Sistema FIRJAN / FGV Projetos, na Modalidade G2C (Cidadãos) – Categoria Estadual, no ano de 2009 e do Prêmio e-Gov 2010, na categoria Excelência em Governo Eletrônico. Elenice desenvolve projetos na administração pública há mais de 15 anos. Assumiu a Subsecretaria de Modernização da Gestão em 2017.


VALÉRIA BRAGA - Subsecretária de Projetos Especiais

Especialista em Engenharia de Produção, Marketing Empresarial e graduada em Engenharia Florestal, tem larga experiência no serviço público, empresas privadas, organizações sociais e universidades, com gerenciamento de programas, projetos e desenvolvimento institucional.  Em sua vida profissional gerenciou diversos projetos, dentre eles  projeto do programa Infodev do Banco Mundial, projeto Melhores Práticas para o Ecoturismo do Funbio, o programa ambiental do Instituto Rumo Náutico com o projeto de monitoramento de correntes da Baía de Guanabara e o Projeto Águas Limpas, de coleta de lixo flutuante, dentre outros;  coordenou a Incubadora de Cooperativas Populares da COPPE/UFRJ e representou no Brasil e demais países da América Latina a organização holandesa Ecovolunteer Program, enquanto empresária do segmento de turismo.

 Como Subsecretária de Projetos Especiais e coordenadora do Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, é Líder CLP; recebeu o prêmio de melhor projeto geral e do eixo Sustentabilidade e Resiliência do Programa Lidera Rio I; é membro fundador do GECLIMA - Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Mudanças Climáticas; gerente do projeto Enseada Limpa, que promove o aumento da balneabilidade na Enseada de Jurujuba;  responsável pelo desenvolvimento do projeto Niterói Jovem Ecosocial e pelo monitoramento de todos os projetos de desenvolvimento sustentável presentes na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Controle do município de Niterói.

 

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua da Conceição, 67
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24.020-082
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br