domingo, 13 de julho de 2025

Ouvidoria

domingo, 13 de julho de 2025
Search

Niterói inicia seu processo de Certificação em Gestão de Dados da Bloomberg Philanthropies

Especialistas internacionais da Bloomberg Philanthropies, organização que busca fomentar a utilização de dados para ampliar a eficiência da gestão pública, estiveram em Niterói nesta semana para conhecer a experiência do município com gestão de dados. A Prefeitura de Niterói está participando do programa de certificação ‘What Works Cities (WWC)’, que reconhece governos locais pelo uso de dados para aprimorar a tomada de decisões e a melhoria dos serviços à população. 

O Programa de Certificação avalia quão bem as cidades são administradas por meio da incorporação de dados e evidências na tomada de decisão. Após uma autoavaliação feita pelo município com a inscrição de projetos, programas e ações que utilizam os dados, as cidades com melhor desempenho recebem uma visita presencial para a realização de entrevistas e apresentação das diferentes práticas destacadas na avaliação da cidade.   

Mais de 250 cidades já completaram a autoavaliação onde são comparadas as melhores práticas internacionais sobre o uso de dados. Cerca de 70 cidades das Américas alcançaram os requerimentos mínimos para a Certificação, dividida em três níveis: prata, ouro e platina. Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Isadora Modesto, a participação de Niterói neste programa reconhece o avanço da cidade na organização dos dados e da gestão baseada por evidências. 

“Quando a gente busca essa certificação, não estamos buscando só a premiação, mas principalmente a melhora nos resultados dos serviços prestados à população utilizando a gestão dados. Nesses últimos anos conseguimos dar um salto qualitativo no uso de dados para fortalecer a tomada de decisão. Desde 2013, Niterói tem um histórico de uma gestão voltada para resultados, pautada no planejamento para alcançá-los e no período recente voltamos esforços para a organização e qualificação do uso de dados na Prefeitura. Acredito que esse apoio da Bloomberg já é um reconhecimento do quanto avançamos”, enfatiza. 

Além das entrevistas, os certificadores também observam programas e práticas orientados por dados. Em Niterói, a equipe de Certificação foi conhecer o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Para Adriana de Queiroz, Subsecretária de Avaliação e Gestão da Informação, a visita ao CISP permitiu entender como o sistema de cercamento eletrônico de Niterói provocou a redução de roubo de veiculos na cidade e trouxe agilidade na identificação de criminosos.  

“O CISP é um dos exemplos que evidencia como a adoção de sistemas informatizados e inteligência, que permitem a coleta e cruzamento de dados, tem grande impacto na qualidade de vida do cidadão de Niterói”, afirma. 

A iniciativa coordenada pela SEPLAG, com apoio do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), mapeou as ações que foram apresentadas como o Guia de Direitos Digitais, o Catálogo de Bases de Dados do Município e o Sistema de Planejamento, coordenados pela SEPLAG; as Plataformas Digitais, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI); o Programa Jovem EcoSocial, da Secretaria de Participação Social (Sempas); o Sistema de Gestão da Mobilidade (MobNit), da Secretaria de Urbanismo; o uso de Dados Abertos, com a equipe do SIGEO; a experiência do ContaBike, do Niterói de Bicicleta; o Aplicativo da Defesa Civil (SMDCG); a experiência da Secretaria de Fazenda (SMF)  com os Fundos de receita; além dos resultados dos programas Moeda Arariboa (SMASES) e do Poupança Escola (SEMUG). 

Compartilhar:

Postagens relacionadas