Comissão de Indicadores realiza reunião para definir Plano de Ação para 2017

Na quinta-feira, dia 12 de janeiro, representantes da sociedade civil de Niterói, da Casa Fluminense, da SEPLAG e do Núcleo de Gestão Estratégica deram início aos trabalhos da Comissão de Indicadores. A Comissão, instalada no âmbito do Conselho de Transparência e Controle Social, tem como propósito estabelecer um Plano de Indicadores a fim de subsidiar a formulação e avaliação dos projetos da Prefeitura.

Na reunião foi estabelecida uma lista de 60 indicadores tomando como referência o Plano Estratégico Niterói que Queremos 2013- 2033  e o Programa Cidades Sustentáveis. A partir dessa lista serão realizados encontros temáticos por área para eleger as fontes de consulta e a periodicidade de monitoramento de cada um dos indicadores.

Para Alvaro Cysneiros, membro no movimento Niterói como Vamos e do Conselho de Transparência e Controle Social, estabelecer uma cultura de indicadores irá fazer a gestão pública avançar e melhorar os seus resultados. “Fazer a gestão pública avançar, significa medir. E a gente está fazendo isso via SEPLAG, Núcleo de Gestão Estratégica, Conselho e Fórum. A gente está mudando o mindset da gestão e voltando a sua visão para resultados focados na mensuração de indicadores. A Prefeitura já avançou com o Plano Estratégico e com o Plano de Metas, mas a mensuração dos indicadores irá permitir um refinamento das ações estruturantes subsidiando a tomada de decisões”.

Cysneiros destaca ainda o seu entusiasmo com a integração entre poder público e sociedade civil para realização desta iniciativa. “Quando a sociedade civil se organiza de uma forma minimamente estruturada e encontra apoio do governo nós geramos resultados”, conclui.

 

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br