O município de Niterói conquistou o primeiro lugar em Governança Municipal, no índice CFA
Fotos: Katia Biaia

O Conselho Federal de Administração (CFA), apresentou, nesta terça-feira (21/11), no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, o Índice CFA de Governança Municipal que registra a eficiência e eficácia da gestão pública dos municípios brasileiros. O município de Niterói registrou o primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro, dentre as trinta e seis cidades avaliadas.

Na ocasião, a secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle de Niterói, Giovanna Victer, destacou os projetos de ajuste fiscal e modernização da administração pública, implantados desde a primeira gestão, e os esforços implementados para o alcance da transparência e os investimentos na profissionalização dos gestores que levaram Niterói a mais essa conquista. A secretária salientou também a relevância do Índice CFA de Governança Municipal para os gestores públicos.

“O índice de governança de administração municipal é mais uma iniciativa importantíssima no sentido de dar orientações e guias para o gestor pública saber onde deve canalizar seus esforços e suas inciativas para alcançar resultados com eficiência e transparência. O conselho federal de administração mantém uma agenda muito republicana, sensível e de grande importância pública, ” pontuou Giovanna Victer.

O evento contou com o apoio do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), e anunciou a liderança de Niterói no ranking de avaliação com base nos indicadores de Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho. Participaram o presidente do Conselho de Administração Federal, Wagner Siqueira; o presidente do CRA- RJ, Jorge Humberto; o vice-presidente do CRA-RJ, professor Leoci Dal Pai e o conselheiro Francisco de Jesus.

“Niterói pode receber esse resultado como um presente de aniversário para a cidade, o índice é uma métrica de governança pública a partir de gastos e finanças públicas em áreas essenciais. A governança é um conjunto de mecanismos e controle que asseguram a administração pública esteja em consonância com a sociedade civil, Niterói vem preservando as boas práticas e os bons costumes com forte opção pelo fortalecimento da cidadania. A atual gestão vem estabelecendo uma relação baseada na transparência, buscando equidade de direitos e agindo com responsabilidade corporativa. Parabenizamos Niterói por atingir os excelentes resultados que vem conquistando com o trabalho desempenhado”, declarou o professor Leocir Dal Pai, conselheiro do CRA-RJ.

O Índice CFA de Governança Municipal é um indicador que visa apontar dados para promover melhorias e ajustes na gestão dos municípios, sendo um insumo indispensável para os prefeitos na elaboração de políticas públicas.

O Conselho Regional de Administração congrega atualmente cerca de 48 mil profissionais de Administração no Estado do Rio de Janeiro e mais de 5.000 empresas que atuam no campo da Ciência da Administração. Os conselhos Federais e Regionais atuam para oferecer ferramentas para realização e diagnósticos das tarefas tanto da administração pública, quanto das empresas privadas.

 

Para acessar a palestra da secretária Giovanna Victer, click no link a seguir. http://www.seplag.niteroi.rj.gov.br/site/documentos

 

 

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br