PREFEITURA DE NITERÓI LANÇA ESCOLA DE GOVERNO E GESTÃO PARA CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES MUNICIPAIS
Foto: Alexandre Vieira

A Prefeitura de Niterói, junto com a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, lançou no dia 7 de abril a Escola de Governo e Gestão, órgão que visa aperfeiçoar, qualificar e modernizar a formação do agente público municipal.  

 

O evento ocorreu no auditório do CAN, na Prefeitura, e foi conduzido pela Secretária de Planejamento, Giovanna Victer, que explicou que o novo mandato será norteado pelas pessoas que fazem a gestão, e que a escola servirá não só para qualificar os servidores, mas para oferecer habilidades e conhecimentos fundamentais para um trabalho mais ágil e inteligente destinado aos cidadãos de Niterói. 

 

Nessa mesma ocasião também foi lançado o Código de Ética do Agente Público Municipal. A Secretária explicou que a ética é o princípio que norteia o processo de criação da Escola de Governo e Gestão e é o principal valor que perpassa a administração da Prefeitura de Niterói.  

 

Na mesa de honra também estavam presentes os Secretários Axel Grael (Executivo) e Fabiano Gonçalves (Administração), o procurador-geral do Município, Carlos Raposo e o presidente da Niterói Prev, Moacir Linhares, além de outras autoridades e funcionários do município que estiveram presentes.  

 

O evento contou ainda com aula inaugural da Professora Doutora Evelyn Levy, consultora do BID e do Banco Mundial e uma das maiores especialistas em escolas de governo e gestão no Brasil. A Professora falou sobre os desafios à qualificação permanente dos municípios e elogiou a iniciativa do governo: "Ela é necessária e mostra como a gestão está preocupada com as pessoas e em fazer com que os servidores incorporem a energia inovadora da administração".  

 

Também palestrou o Doutor Gláucio Neves, diretor da Macroplan, que apresentou o ranking com as 100 maiores cidades do país e o desempenho de Niterói nesse setor. Ele também explicou a importância da criação da EGG: "A escola vem na direção de uma carência da Prefeitura em ter quadros preparados para esses novos tempos".   

 

A SEPLAG apresentou ao público o Portal da Escola de Governo e Gestão, que irá oferecer uma grade com 20 cursos diferentes, que vão do nível operacional ao estratégico. No portal, já estão disponíveis a capacitação no Código de Ética do Agente Público Municipal, uma das metas do plano de 100 dias, e no e-Cidade, software já utilizado e que garante a segurança e a transparência de informações sobre os processos municipais.  

 

Na parte da tarde, houve o segundo encontro de controle interno, no qual foram apresentadas orientações para a operacionalização do Sistema de Controle Interno.  

 

A grade oferecida pela nova Escola de Governo e Gestão é variada e soma 444 horas/aula. Para concluir o curso, será necessário um comprovante de 70% de aproveitamento das aulas. Os cursos podem ser acessados  pelo site www.egg.seplag.niteroi.rj.gov.br.

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br