SEPLAG participa da Feira Internacional Oil&Gas

A secretária Giovanna Victer participou da Feira Internacional do Petróleo Rio Oil & Gas realizada esta semana no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O prefeito Rodrigo Neves foi um dos palestrantes do evento e compôs uma das mesas de debates para falar das iniciativas adotadas em Niterói, das perspectivas de futuro dos municípios fluminenses e, também, do estado do Rio para os próximos anos.

 

O prefeito destacou a importância da criação de um fundo de estabilização financeira para a cidade com os recursos do petróleo e que deverá captar até R$ 400 milhões até o fim de 2020. O aporte de recursos, da ordem de 10% dos repasses da participação nos royalties, servirá como garantia para as futuras administrações honrarem seus compromissos mesmo diante de uma eventual crise econômica e queda da arrecadação ou mesmo diante da redução da produção dos campos do pré-sal que beneficiam diretamente Niterói.

 

“Não podemos repetir os erros do passado, quando gestores não apenas gastaram os recursos que dispunham como anteciparam receitas e aumentaram as despesas com custeio da máquina pública. É fundamental investirmos em infraestrutura, educação, geração de empregos para que a cidade não se torne dependente desses recursos, que são finitos. Com esse fundo, criamos uma espécie de poupança, que poderá ser utilizada em momentos de crise, por exemplo”, disse o prefeito.

 

Para a secretária Giovanna Victer o evento foi fundamental para se avaliar o futuro do setor:

 

“A indústria de óleo e gás tem uma grande relevância para as cidades do Estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, eventos como a feira Oil&Gas são fundamentais para discutirmos o futuro do setor e novos investimentos. O município de Niterói, por exemplo, recebeu crédito suplementar no valor de R$ 170 milhões provenientes de royalties do petróleo e a Câmara dos vereadores já aprovou a utilização desse recurso em diversas áreas. Vamos investir em infraestrutura urbana e, sobretudo, nos projetos do Pacto Niterói contra a Violência que prevê a adoção de medidas para garantir mais segurança ao cidadão niteroiense.”

 

A mesa de debates da qual participou o Prefeito Rodrigo Neves contou ainda com a participação do prefeito de Macaé, Aluizio Júnior, dos representantes do Instituto Pereira Passos (IPP), Mauro Osório, e do Instituto Federal Fluminense (IFF), Roberto Moraes e foi mediada pelo jornalista Rodrigo Carro.

SOBRE
SEPLAG - Secretaria de Planejamento Orçamento e Modernização da Gestão
Rua São Pedro, 181
Niteroi - Centro - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 24020-057
ENTRE EM CONTATO
contato@seplag.niteroi.rj.gov.br