Ana Carolina é formada em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social e pós-graduanda em Cidades Inteligentes pela UFRJ. Possui mais de 10 anos de experiência profissional, tendo trabalhado com as temáticas de orçamento, gestão de projetos e planejamento municipal no SESC Rio, na Prefeitura de São Roque (SP) e no Núcleo de Gestão Estratégica da Prefeitura de Niterói. Também atuou na agenda de governo digital junto a órgãos como Ministério do Planejamento e Prefeitura de Maricá. Desde 2022, é integrante da Rede Vetor Brasil.
A Subsecretaria de Planejamento (SSP) é responsável por coordenar e gerir a estratégia de planejamento integrado do Município, baseado em evidências e articulado em rede. Este setor é responsável pela elaboração, gestão e monitoramento dos principais instrumentos de planejamento da cidade como o Plano Plurianual, o anexo de Metas e Prioridades da LDO e o Plano de Metas Anual, com base no Plano Estratégico Niterói Que Queremos. É também responsabilidade do setor articular as ferramentas de curto, médio e longo prazos e definir a estratégia de planejamento do município. Fazem parte da SSP o Departamento de Integração dos Instrumentos de Planejamento Municipal (DIIPLAN) e o Departamento de Políticas Públicas e Inovação em Planejamento (DIP³).
O Departamento de Integração dos Instrumentos de Planejamento Municipal (DIIPLAN) coordena a elaboração e o monitoramento dos principais instrumentos de planejamento do município: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano de Metas Anual (PMA). É também função do DIIPLAN acompanhar e dar apoio estratégico aos principais projetos da cidade. O DIIPLAN é o responsável pela definição da metodologia de elaboração e monitoramento de todos os instrumentos de planejamento que coordena.
O Departamento de Políticas Públicas e Inovação em Planejamento (DIP³) faz estudos integrados, com objetivo de propor e revisar políticas públicas. A partir de dados e informações produzidos na SEPLAG, o DIP³ trabalha para priorizar o planejamento baseado em evidências, tornando-o um elemento central nos processos de tomada de decisão das políticas públicas. Além disso é o setor responsável por fazer a gestão do conhecimento da Subsecretaria de Planejamento, sistematizando metodologias e produzindo artigos sobre os principais projetos do setor, além de conduzir a agenda da inovação em planejamento. É o DIP ³ o responsável por gerir a rede de planejamento e orçamento do município.