A cidade de Niterói foi sede do evento “Academia de Responsabilidade Urbana” organizado pela ONU-Habitat (programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG). A iniciativa, que contou com a presença de representantes de várias cidades da América Latina, faz parte do projeto Sistemas de Responsabilidade Pública para medir, monitorar e informar sobre políticas urbanas sustentáveis no continente.
O encontro tem como proposta debater os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. O foco principal é o ODS 11, conhecido como ODS urbano, que busca tornar as cidades e os ecossistemas mais seguros, inclusivos, resilientes e sustentáveis.
Durante o evento, a SEPLAG apresentou o planejamento estratégico de Niterói e mostrou como a cidade vem trabalhando para trazer as metas de desenvolvimento sustentável previstas pela organização mundial para a realidade do município, levando em conta o conceito “pensar globalmente e agir localmente”.
“É fundamental termos esse momento para troca de experiências sobre os esforços que cada um de nós vem implementando para alcançar as metas de desenvolvimento sustentável propostas pela ONU. No caso de Niterói, buscamos alcançar tais metas a partir do planejamento estratégico Niterói que queremos que conta com projetos para a cidade até 2033. A proposta desse planejamento é, com a participação da sociedade civil, fazer de Niterói uma cidade mais sustentável, mais segura, com serviços públicos ainda mais eficientes e com mais qualidade de vida. Durante o evento, vocês poderão conhecer um pouco mais desse nosso modelo de gestão participativa”, destacou a secretária Giovanna Victer.
Analista de Gestão Pública da Seplag, Isabela Tramansoli, falou sobre a experiência de Niterói na construção do planejamento do município, reforçando a participação da sociedade civil como peça chave para a implementação de políticas que impactam na qualidade de vida da população. Isabela mostrou ainda os desafios e oportunidades de integração dos instrumentos de planejamento e da produção de informações para promover uma gestão orientada para resultados e par implementar a agenda 2030 a nível local.
“Precisamos cada vez mais introduzir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no radar do planejamento e na produção de políticas públicas que promovam uma sociedade menos desigual. Em Niterói, já vinculamos aos ODS nosso planejamento e o evento da ONU-Habitat tem proporcionado uma intensa troca de experiências entre atores comprometidos com essa missão. Além de divulgamos e compartilharmos nossos resultado, temos a oportunidade de conhecer estratégias que podem contribuir para o fortalecimento da agenda urbana em Niterói”, afirmou Isabela.
Além de Niterói e Rio de Janeiro, participaram representantes de cidades da Bolívia e do Peru. Um novo fórum político para discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável está previsto para acontecer em julho de 2019 em Nova Iorque, Estados Unidos. As cidades da América Latina presentes em Niterói foram convidadas pela unidade de desenvolvimento de capacidade da ONU-Habitat a participar do evento como uma demonstração de que cidades de diferentes portes também caminham para cumprir a agenda mundial.
Compartilhar: