O evento aconteceu em Brasília, com o foco na transformação necessária para um Estado inclusivo, democrático e eficaz
A metodologia de planejamento ativo da Prefeitura de Niterói foi tema de uma oficina realizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG) de Niterói, durante o XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). O evento aconteceu em Brasília, de 26 a 29 de novembro, com o tema ‘A transformação necessária para um Estado inclusivo, democrático e eficaz’.
A oficina teve como objetivo gerar reflexões sobre a importância da tomada de decisão estratégica a partir da gestão baseada em evidências e orientada para resultados. De uma maneira prática e interativa, as servidoras da SEPLAG apresentaram como a metodologia de planejamento ativo pode ser aplicada na concepção de políticas públicas.
“A oficina foi muito bem recebida pelos participantes, gerando debates importantes sobre a elaboração de políticas públicas baseada em evidências. Conseguimos demonstrar que os municípios têm a capacidade de desenvolver iniciativas inovadoras e replicáveis no planejamento público, e Niterói se destaca nesse contexto”, afirmou a coordenadora de Integração dos Instrumentos de Planejamento Municipal, Gabriela Barros.
Os participantes foram divididos em cinco secretarias de um município fictício e, seguindo os princípios do planejamento estratégico e da gestão baseada em evidências, identificaram um problema público relacionado ao ODS 13 (ação contra a mudança climática). Os grupos criaram estratégias para mitigar o problema, elaborando programas com metas de curto, médio e longo prazos, usando a metodologia SMART e indicadores.
“Foi muito importante demonstrar a metodologia do planejamento ativo e ter o reconhecimento por parte de outras instituições e do governo federal. As pessoas ficam encantadas com esse case de sucesso de um município. O público do CLAD é muito qualificado, e ver que todos os participantes embarcaram no desafio da oficina para pensar o planejamento de políticas públicas a nível local foi gratificante”, explicou a coordenadora de Inovação e Cultura de Planejamento, Carolina Krugel.
Metodologia de Planejamento Ativo – A metodologia foi implementada na elaboração do Plano de Metas de 2024 a partir de um levantamento realizado pela SEPLAG das principais iniciativas presentes nos planos Niterói Que Queremos (NQQ), no Plurianual (PPA), nas Leis Orçamentárias (LDO e LOA), nos Planos de Metas anteriores, Plano de Governo e Carteira de Projetos do NQQ. Esse panorama proporcionou um mapa das prioridades para 2024, que foi utilizado pelo prefeito como base para definir as diretrizes específicas de cada órgão do Município.
Compartilhar:
Rua São Pedro, 181, Centro – Niterói – RJ
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói