quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Ouvidoria

quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Pesquisar

Notícias

Niterói inicia seu processo de Certificação em Gestão de Dados da Bloomberg Philanthropies

Especialistas internacionais da Bloomberg Philanthropies, organização que busca fomentar a utilização de dados para ampliar a eficiência da gestão pública, estiveram em Niterói nesta semana para conhecer a experiência do município com gestão de dados. A Prefeitura de Niterói está participando do programa de certificação ‘What Works Cities (WWC)’, que reconhece governos locais pelo uso de dados para aprimorar a tomada de decisões e a melhoria dos serviços à população. 

O Programa de Certificação avalia quão bem as cidades são administradas por meio da incorporação de dados e evidências na tomada de decisão. Após uma autoavaliação feita pelo município com a inscrição de projetos, programas e ações que utilizam os dados, as cidades com melhor desempenho recebem uma visita presencial para a realização de entrevistas e apresentação das diferentes práticas destacadas na avaliação da cidade.   

Mais de 250 cidades já completaram a autoavaliação onde são comparadas as melhores práticas internacionais sobre o uso de dados. Cerca de 70 cidades das Américas alcançaram os requerimentos mínimos para a Certificação, dividida em três níveis: prata, ouro e platina. Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), Isadora Modesto, a participação de Niterói neste programa reconhece o avanço da cidade na organização dos dados e da gestão baseada por evidências. 

“Quando a gente busca essa certificação, não estamos buscando só a premiação, mas principalmente a melhora nos resultados dos serviços prestados à população utilizando a gestão dados. Nesses últimos anos conseguimos dar um salto qualitativo no uso de dados para fortalecer a tomada de decisão. Desde 2013, Niterói tem um histórico de uma gestão voltada para resultados, pautada no planejamento para alcançá-los e no período recente voltamos esforços para a organização e qualificação do uso de dados na Prefeitura. Acredito que esse apoio da Bloomberg já é um reconhecimento do quanto avançamos”, enfatiza. 

Além das entrevistas, os certificadores também observam programas e práticas orientados por dados. Em Niterói, a equipe de Certificação foi conhecer o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Para Adriana de Queiroz, Subsecretária de Avaliação e Gestão da Informação, a visita ao CISP permitiu entender como o sistema de cercamento eletrônico de Niterói provocou a redução de roubo de veiculos na cidade e trouxe agilidade na identificação de criminosos.  

“O CISP é um dos exemplos que evidencia como a adoção de sistemas informatizados e inteligência, que permitem a coleta e cruzamento de dados, tem grande impacto na qualidade de vida do cidadão de Niterói”, afirma. 

A iniciativa coordenada pela SEPLAG, com apoio do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), mapeou as ações que foram apresentadas como o Guia de Direitos Digitais, o Catálogo de Bases de Dados do Município e o Sistema de Planejamento, coordenados pela SEPLAG; as Plataformas Digitais, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI); o Programa Jovem EcoSocial, da Secretaria de Participação Social (Sempas); o Sistema de Gestão da Mobilidade (MobNit), da Secretaria de Urbanismo; o uso de Dados Abertos, com a equipe do SIGEO; a experiência do ContaBike, do Niterói de Bicicleta; o Aplicativo da Defesa Civil (SMDCG); a experiência da Secretaria de Fazenda (SMF)  com os Fundos de receita; além dos resultados dos programas Moeda Arariboa (SMASES) e do Poupança Escola (SEMUG). 

Compartilhar: