A Prefeitura de Niterói deu mais um passo importante para modernizar a gestão pública e qualificar os serviços oferecidos à população. Após aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), do Governo Federal, o município concluiu o plano de trabalho que vai orientar a implantação de 15 soluções ao longo dos próximos dois anos.
Niterói oficializou sua adesão ao PNGI em setembro do ano passado tornando-se um dos municípios pioneiros a integrar a iniciativa. O programa funciona como uma porta de entrada única para estados e municípios acessarem um pacote integrado de serviços e soluções tecnológicas do Governo Federal.
A elaboração do plano de trabalho foi coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), em conjunto com as secretarias responsáveis pela execução das soluções pactuadas no âmbito do PNGI, e assinado no mês de novembro de 2025.
Em Niterói, está prevista a adoção de cotas para mulheres em situação de violência nas contratações públicas; além do fortalecimento de ações de formação e capacitação de servidores, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Centro de Integração de Gestão e Inovação (Cinco).
O plano de trabalho também prevê a modernização dos sistemas de compras e contratações públicas, ampliando a transparência, a eficiência dos processos e o uso responsável dos recursos públicos.
A assinatura do plano marcou o início da fase de implementação das soluções e reforça o compromisso da Prefeitura de Niterói com uma gestão pública inovadora, orientada por dados, centrada nas pessoas e alinhada às melhores práticas nacionais.
Mais informações sobre o PNGI e as ações previstas estão disponíveis em:https://seplag.niteroi.rj.gov.br/contratos/
Compartilhar: