Como a Inteligência Artificial pode transformar a gestão pública? Essa foi a principal questão debatida no curso “Introdução à Utilização da Inteligência Artificial na Gestão Pública”, oferecido pela Escola de Governo e Gestão de Niterói (EGG), vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), e em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A formação reuniu cerca de 50 servidores e teve como objetivo desenvolver o quadro municipal para integrar novas tecnologias à gestão pública, impulsionando a inovação nos serviços oferecidos à população.
“A EGG tem buscado fomentar a cultura de inovação na Prefeitura, frente isso ofertar um curso sobre inteligência artificial na realidade do setor público torna-se uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de competências das pessoas servidoras da gestão. Além de ser uma iniciativa pioneira entre os municípios brasileiros, é uma forma de investir em resultados diretos para a qualidade das nossas políticas públicas”, afirma Karyak Uzukê, diretora da Escola de Governo e Gestão.
O curso, em seis aulas presenciais, abordou uma variedade de temas relevantes para a aplicação da inteligência artificial na gestão pública. Os participantes se aprofundaram nos conceitos fundamentais da IA, com diversas discussões sobre o uso responsável da tecnologia. Também foram apresentadas as principais ferramentas disponíveis para a aplicação prática da IA e estudos de casos que demonstram o seu impacto no setor público.
O servidor Lucas Santos, assessor na SEPLAG, acredita que a adoção de novas ferramentas, como a inteligência artificial, impacta também nas ações que chegam até o cidadão.
“Considerando que somos os responsáveis por desenvolver as políticas públicas, tudo o que facilita nosso trabalho também amplia o impacto das ações que estamos gerando para o cidadão”, afirmou.
Para a servidora Cassiana Cardoso, que atua na Policlínica Regional do Barreto, a experiência a fez enxergar que a inteligência artificial pode ser uma ferramenta de grande valia na hora de executar as tarefas.
“Esse curso ampliou meus horizontes sobre como adquirir conhecimento e otimizar a execução do meu trabalho. Vejo essa iniciativa como pioneira, e a EGG nos trouxe essa oportunidade, nos qualificando, enquanto servidores, para fazer as coisas acontecerem”, disse Cassiana.
Novas formações – O curso “Introdução à Utilização da IA na Gestão Pública” inaugurou uma série de formações promovidas em parceria entr
e a EGG e a UFF. A próxima formação a ser realizada ainda este mês será sobre “Liderança Humanizada”, com foco no desenvolvimento de habilidades estratégicas para a gestão de equipes, promovendo uma compreensão mais profunda do comportamento das pessoas servidoras no ambiente de trabalho.
Todos os cursos a serem ofertados são alinhados com os seis eixos de formação estruturados no Plano de Capacitação, lançado pela EGG em 2022, o qual foi elaborado a partir de entrevistas com dirigentes de outros órgãos da Prefeitura e de oficinas imersivas. Os eixos são: Gestão Governamental; Ética e Direito Administrativo; Gestão Participativa, Transparência e Foco no Cidadão; Trabalho em Equipe; Liderança e Empatia; e Comunicação.
Compartilhar:
Rua São Pedro, 181, Centro – Niterói – RJ
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói