O evento ocorreu de 25 a 27 de setembro, em Manaus
Equipe de Niterói participou do XI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE), que reuniu mais de 130 participantes, entre gestores públicos, especialistas e representantes de 12 cidades, em uma programação de oficinas, apresentações e trocas de experiências sobre projetos inovadores. A programação também incluiu visitas técnicas a projetos urbanos de Manaus.
Com o desenvolvimento urbano integrado como tema central, o encontro teve apoio do Ministério das Cidades, ONU-Habitat e Cooperação Brasil-Alemanha (GIZ), além da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
Os gestores de Niterói apresentaram as ações de planejamento que a Prefeitura vem desenvolvendo. Foram destacados os projetos de reformulação do Centro de Niterói e programa Vida Nova no Morro, exemplos de iniciativas que buscam conciliar urbanismo, inclusão social e qualidade de vida.
O subsecretário de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas da SEPLAG, Alex Rosa, ressaltou a relevância da troca de experiências com outras cidades.
“Cada visita foi uma aula. O impacto desses espaços públicos na vida das comunidades é impressionante, especialmente nas periferias. Manaus mostra que é possível qualificar territórios com empreendimentos que combinam urbanismo e identidade cultural. Isso é um exemplo fundamental para outras cidades”, afirmou.
Também representaram o município o secretário de Urbanismo, Carlos Krykhtine; a subsecretária de Planejamento Urbano da SMU, Milena Sampaio; e a arquiteta da SMU, Thaisa Fredo, reforçando o compromisso de Niterói com o planejamento estratégico e a construção de cidades mais humanas e resilientes.
Compartilhar: